Libânia
Gomes
Portfólio
Olá!
O meu nome é Libânia Gomes. Tenho 20 anos e frequento a licenciatura de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Desde pequena, sempre gostei de escrever. Lembro-me de impressionar sempre os colegas e professores com a criatividade das minhas composições. Envergar na especialização de Jornalismo foi um passo natural para mim.
Desde projetos universitários a atividades desenvolvidas no seio da comunidade, tive a oportunidade de formular e participar numa grande variedade de iniciativas. Sempre inclinada para a parte mais criativa dos projetos, fiz questão de deixar um bocadinho de mim em todos eles.
Como contactar?
* Li.carolinagomes@gmail.com
* 934549205
*Barcelos, Braga
Formação Académica
Licenciatura em Ciências da Comunicação
Universidade do Minho
A entrada na universidade deu-se ainda no começo do período pandémico. Muitas foram as questões colocadas na época, mas nunca pus em causa a entrada em Ciências da Comunicação. Desde muito cedo percebi que este era o curso certo para mim, pela ambivalência de áreas tão distintas, pelas oportunidades e, sobretudo, porque sempre me senti em casa.
Curso de Línguas e Humanidades
Escola Secundária de Barcelos
Não foi uma tomada de decisão complicada. A escolha sempre esteve feita. Não só por não ser a maior fã de matemática, como também porque a aprendizagem de línguas é, ainda hoje, a minha perdição. Nos três anos que passei no ensino secundário aconteceram os dois marcos que mais me definiram enquanto jovem adulta: o encontro com as responsabilidades da vida adulta e a descoberta de mim própria.
2º E 3º Ciclos do Ensino Básico
Colégio La Salle - Barcelos
Ter tido a oportunidade de ser criança num ambiente tão acolhedor como o que encontrei no Colégio La Salle foi um privilégio. Foram nestes anos que mais liberdade tive de experimentar coisas diferentes e mais tempo me foi concedido para descobrir o que gosto e o que não gosto.
Redatora e Locutora no jornal universitário online Comum 2022-presente
Envergar na especialização de Jornalismo foi uma aventura que não estava planeada. Os vários trabalhos realizados fizeram-me perceber que escrever é aquilo que mais gosto de fazer. Participar no ComUM tem cimentado o meu gosto pela escrita jornalística, especialmente a crítica, que descobri ser a minha predileta. As aparições no podcast da secção de crítica ajudam também a enganar as saudades que sinto do tempo em que fiz parte da rádio escolar (2014-2017) e sonhava ser locutora profissional.
Membro da Pastoral La Salle 2014-presente
A Pastoral La Salle, sediada no Colégio La Salle Barcelos, é uma organização cristã voltada para os jovens. A Pastoral oferece um grande leque de experiências diferenciadas, como a ação social (particularmente direcionada aos idosos) ou projetos de solidariedade. Fazer parte desta organização orientou a minha vida de formas mais profundas do que simplesmente a participação nestas atividades. Muitas das escolhas que fiz, fiz com a consciência de que estou neste mundo para viver em comunidade e isso devo-o a todas as pessoas com quem me fui cruzando através da Pastoral.
Fazendo a Pastoral parte da rede de grupos de Portugal e norte de Espanha, tive também a oportunidade de atuar no país vizinho. A conexão ibérica de ações vai, por exemplo, desde os campos de trabalho voluntário na Galiza até aos encontros promovidos entre grupos espanhóis e portugueses ao longo de todo o ano.
Representante de alunos no Conselho Geral 2019-2020
Concorrer a eleições para representar os alunos junto do Conselho Geral durante o meu último ano do ensino secundário foi um grande desafio. Saber que os meus colegas contavam comigo para se fazerem ouvir junto dos professores tornou-se uma motivação para não desistir do cargo quando a pandemia começou e tive de adaptar a minha comunicação a todos os envolvidos e ao novo contexto de contacto que nos foi imposto.
Outros Interesses...
Desporto
O desporto é uma paixão antiga. Integrei equipas de voleibol durante todo o meu percurso, participei na primeira (e única) formação de futebol feminino do clube da minha freguesia e na escola de dança ARCA, onde aprendi ballet contemporâneo.
Fotografia
A fotografia chegou até mim quando ingressei no curso de Ciências da Comunicação. Decidi comprar uma máquina e, desde então, sou a fotógrafa de serviço para todos os momentos.
Não sou adepta de edição. As minhas fotos são partilhadas na mesma forma como foram capturadas.
A captura de paisagens naturais é a que mais estimo. Não sei se assim é porque cresci rodeada de natureza ou se a natureza é simplesmente o que me parece melhor de guardar para memória futura.
Escrita
Tal como já disse, a escrita é o que mais gosto de fazer.
Sempre fui das pessoas que nunca diz tudo o que quer dizer no momento. Às vezes não me lembro, outras tenho receio, já calhou de simplesmente não saber que tinha coisas para dizer... A escrita funciona para mim como uma caixinha onde posso guardar tudo o que tenho a dizer.
Parei durante uns anos por medo de não ser boa o suficiente. Olhava para o que escrevia e pensava que nunca ninguém iria ler aquilo, que já toda a gente leu coisas melhores. Agora consigo focar-me no essencial: escrever. Pouco importa se as pessoas vão gostar da minha escrita. O mais importante é dar-me a mim mesma a oportunidade de me exprimir e a todas as coisas que me passam pela cabeça.
Enquanto perfeccionista nata, devo confessar que a seleção de trabalhos a expor nesta secção não foi fácil. Acabei por definir como critério aqueles que mais prazer me deram realizar.
Numa seleção que varia desde uma reflexão crítica até trabalhos realizados com auxílio de ferramentas da Adobe, creio ter conseguido captar a diversidade do meu interesse e das minhas capacidades.